page contents

Os segredos da felicidade duradoura

Trechos dos escritos de Paramahansa Yogananda

• Atitudes mentais positivas
• Liberte-se dos estados de ânimo negativos
• O serviço ao próximo
• As condições internas da felicidade
• Afirmações
• Aprofundamento do tema

 

Clique no “play” e ouça esta página.

Listen to

Atitudes mentais positivas
Se você desistiu da esperança de ser feliz, alegre-se. Jamais perca a esperança. Como reflexo do Espírito eternamente cheio de alegria, a essência de sua alma é a própria felicidade.

Até certo ponto, a felicidade depende das condições externas, mas principalmente das nossas atitudes mentais.

Em essência, as circunstâncias não são boas nem más; são sempre neutras, parecendo ser depressivas ou animadoras devido à atitude mental positiva ou negativa de quem as considera.

Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias de sua vida. Uma vez que é o único responsável pelo que pensa, só você pode mudar isso. Quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com sua própria natureza, é o que você vai querer fazer. Lembre que esta lei atua sempre e que você está sempre se expressando de acordo com o tipo de pensamento que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas pensamentos de saúde e felicidade.

A mente, sendo o cérebro, a sensibilidade e a percepção de todas as células vivas, pode manter o corpo humano bem disposto ou deprimido. A mente é a rainha e todos os seus súditos celulares se comportam exatamente de acordo com os ditames da real senhora. Assim como nos preocupamos com o valor nutritivo das refeições diárias, devemos igualmente considerar o potencial nutritivo do cardápio psicológico que nós diariamente servimos à mente.
Você afirma a tristeza todo o tempo; portanto, ela existe. Negue-a mentalmente e ela não existirá mais. Afirmar o Eu deste modo é o que denomino heroísmo no homem. É o que constitui sua natureza essencial ou divina. Para ficar livre da tristeza o homem tem de afirmar seu eu heróico em todas as atividades diárias.

Se você não optar por ser feliz, ninguém poderá fazê-lo feliz. Não culpe Deus por isso! E se optar por ser feliz, ninguém poderá torná-lo infeliz. Se Ele não nos desse liberdade para usar nossa própria vontade, poderíamos culpá-Lo quando nos sentíssemos infelizes; mas Ele certamente nos deu esta liberdade. Nós é que fazemos da vida o que ela é.

As pessoas de caráter forte em geral são as mais felizes. Não culpam os outros pelas dificuldades que em geral remontam às suas próprias ações e à sua falta de compreensão. Sabem que ninguém tem poder para acrescentar ou subtrair algo de sua felicidade, a menos que elas próprias sejam tão fracas que permitam que os pensamentos adversos e as ações maldosas dos outros as afetem.
Sua suprema felicidade consiste em estar sempre pronto para querer aprender e para se comportar de maneira apropriada. Quanto mais você se aperfeiçoar, mas elevará os demais à sua volta. O homem que se aperfeiçoa é um homem cada vez mais feliz. E quanto mais feliz você for, mais felizes serão as pessoas ao seu redor.

Evite um tratamento negativo da vida. Por que olhar para os esgotos, quando há tantas coisas adoráveis por perto? Podemos achar defeito até nas maiores obras primas da arte, da música e da literatura. Mas não é melhor usufruir do encanto e da glória dessas obras?
Quase todo mundo conhece as figuras dos três macaquinhos que ilustram o provérbio: “não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal”. Dou ênfase ao tratamento positivo: “veja o que é bom, ouça o que é bom, fale o que é bom.”

Liberte-se dos estados de ânimo negativos
A alegria sempre nova de Deus, intrínseca à alma, é indestrutível.  A alegria mental também nunca pode ser destruída quando a pessoa sabe como se prender à alegria e  não muda deliberadamente sua atitude mental, ficando triste ao alimentar estados de ânimo caprichosos.

Você é uma imagem de Deus. Deve se comportar como um deus. Mas o que acontece? Logo de manhã cedo perde a calma e reclama: “meu café está frio!” Que importa isso? Por que se alterar por coisa tão pequena? Cultive a equanimidade mental, permanecendo abstolutamente calmo e livre de toda ira. Isso é o que você quer. Não deixe nada nem ninguém tirá-lo do sério. Aí está sua paz. Não permita que nada a usurpe de você.

Ressuscite da mesquinhez da vida, das coisas sem importância que o perturbam.

Ninguém gosta de infelicidade. Por que não se analisar da próxima vez que estiver de mau humor? Você verá como está, total e deliberadamente, se fazendo infeliz. E enquanto faz isso, os demais à sua volta sentem o desprazer de seu estado mental. (…) Remova o mau humor do seu espelho mental.

Você pode dominar o mau humor, por mais terrível que ele seja. Decida que não vai mais ser temperamental. Se o mau humor surgir apesar de sua resolução, analise sua causa e tome uma providência construtiva.

Lembre que quando você se sente infeliz é geralmente porque não visualiza, com a intensidade necessária, as coisas importantes que sabe que quer realizar na vida, nem emprega, com suficiente perseverança, sua força de vontade, sua habilidade criadora e sua paciência até que seus sonhos se materializem.
Ocupe-se de coisas construtivas para o seu próprio desenvolvimento e também para o benefício alheio, pois quem deseja entrar no reino de Deus precisa procurar diariamente fazer o bem ao próximo. Se observar esse padrão de conduta, sentirá a reconfortante alegria de saber que está avançando mental, física e espiritualmente.

O serviço ao próximo
A felicidade consiste em fazer os outros felizes, em abandonar os interesses egoístas e dar alegria aos demais.

Proporcionar felicidade aos outros é de suma importância para nossa própria felicidade, além de ser uma experiência gratificante. Algumas pessoas só pensam na própria família – nós e mais ninguém. Outros se preocupam apenas consigo mesmo: “como serei feliz?” Mas são justamente essas pessoas que não alcançam a felicidade!

Viver só para si é a origem de todo o sofrimento.

Prestando serviço aos outros espiritual, mental e materialmente, você encontrará suas próprias necessidades atendidas. À medida que você esquecer de si mesmo servindo os outros, descobrirá que sem tê-lo procurado, a taça da sua própria felicidade estará repleta.

Quando chegou ao mundo, você chorava e os outros sorriam. Viva de tal modo que ao partir os outros chorem, mas você sorria.

As condições internas da felicidade
Quanto mais profundamente você meditar e quanto mais boa vontade tiver para servir, mais feliz será.

Aprenda a levar consigo todas as condições da felicidade, meditando e sintonizando sua consciência com a Alegria eterna, sempre consciente e sempre nova, que é Deus. Sua felicidade nunca deve depender de nenhuma influência externa. Seja qual for o ambiente em que esteja, não permita que sua paz interior seja afetada.

A verdadeira felicidade é capaz de enfrentar os desafios de todas as experiências. Quando você conseguir ser crucificado pelos atos errôneos de outrem e mesmo assim retribuir com amor e perdão e quando conseguir manter inalterada sua divina paz interior, apesar das dolorosas agressões causadas pelas circunstâncias externas, então conhecerá a felicidade real.

Permaneça tranquilo e silencioso (em meditação) todas as noites durante meia hora, no mínimo e de preferência por mais tempo antes de deitar; e novamente pela manhã, antes de começar as atividades diárias. Isso produzirá um invencível e inquebrantável hábito interno de felicidade, que o capacitará a enfrentar todas as situações difíceis na luta diária pela vida. Com imutável felicidade interior, procure atender e cumprir suas necessidades diárias.

Quanto mais você depender de condições externas para sua felicidade, menos felicidade sentirá.

Se você pensa que pode viver feliz esquecendo Deus, está enganado, pois chorará na solidão muitas vezes, até compreender que Deus é tudo de tudo – a única realidade no Universo. Você foi feito à Sua imagem. Jamais encontrará felicidade duradoura em nada porque nada é completo, exceto Deus.

A felicidade pura que encontro na comunhão com o Senhor não pode ser descrita em palavras. Dia e noite, estou em estado de alegria. Essa alegria é Deus. Conhecê-Lo é enterrar todas as tristezas. Deus não lhe pede para você ser estóico e melancóllico. Esse não é o conceito correto de Deus nem a maneira de agradá-Lo. Se você não for feliz, nem conseguirá encontrá-Lo. (…) Quanto mais feliz você for, maior será sua sintonia com Ele. Os que O conhecem estão sempre felizes, porque Deus é a própria alegria.

Afirmações
Hoje irradiarei minha alegria desde o começo do alvorecer, a todas as pessoas que encontrar. Mentalmente, serei como a luz do sol para todos os que cruzarem meu caminho neste dia.

Formo novos hábitos de pensar vendo o bem em tudo e contemplando todas as coisas como a idéia perfeita de Deus que aqui se manifestou.

Hoje decido ser feliz em meu próprio interior, agora mesmo, onde estou.

Aprofundamento do tema:
• «Como ser feliz à vontade» A eterna busca do homem, de Paramahansa Yogananda
• «Como encontrar alegria na vida» O romance com Deus, de Paramahansa Yogananda

Copyright © 2013 Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados.