page contents

O objetivo da vida

Por Paramahansa Yogananda

Clique no “play” e ouça esta página.

Listen to

O ser humano se engaja na eterna busca de um “algo mais” que ele acha que lhe trará felicidade completa e sem fim. Para quem buscou e encontrou Deus, a busca acabou. Ele é o Algo Mais.

Muitas pessoas duvidam que encontrar Deus seja o objetivo da vida. Mas todos aceitam a idéia de que o objetivo da vida é ser feliz. Eu afirmo que Deus é Felicidade. Ele é Bem-aventurança. Ele é Amor. Ele é a Alegria que nunca mais se afastará da alma. Então por que você não tenta obter esta felicidade? Ninguém pode dá-la a você – você mesmo tem que cultivá-la continuamente.

Mesmo que a vida lhe desse tudo que você sempre quis – riqueza, poder, amigos – depois de algum tempo você ficaria novamente insatisfeito e quereria algo mais. Mas há uma coisa que jamais o entediará – a própria alegria. Uma felicidade que é deliciosamente variada, embora sua essência seja imutável – é a experiência interior que todos buscam. Deus é alegria duradoura e sempre nova. Encontrando a Alegria interior, você a encontrará em tudo o mais no exterior. Em Deus você canaliza o Reservatório de bem-aventurança perene e interminável.

A alegria divina é ilimitada, incessante e se renova o tempo todo. Corpo ou mente – nada o perturba quando você está nesta consciência –  é a graça e a glória do Senhor. Ele vai explicar tudo que você ainda não conseguiu entender; tudo que sempre quis saber.

Quando você está no silêncio da meditação profunda, sente uma alegria interior borbulhante que não precisa de nenhum outro estímulo. A alegria da meditação é impressionante. Quem não entrou no silêncio da meditação não sabe o que é a verdadeira alegria.

Quando você interioriza mente e sentimentos começa a sentir a alegria divina. Os prazeres dos sentidos não duram; mas a alegria de Deus é perene. É incomparável!

Não desperdice o tempo em ócio. Muitas pessoas se ocupam de atividades sem importância. Pergunte-lhes o que estiveram fazendo e responderão: “Estou ocupadíssimo!” Mas mal conseguem lembrar de quê tanto se ocuparam!

De um segundo para outro, você pode ter que abandonar o mundo e isso cancelará todos os seus compromissos. Então por que priorizar outras atividades e não ter tempo para Deus? Não é sensato. É por causa de maya, a rede de ilusão cósmica jogada sobre nós, que nos emaranhamos em interesses mundanos e esquecemos o Senhor.

Quando estamos em sintonia com Deus nossa percepção é ilimitada e abrange o oceânico fluxo da Presença Divina. Quando conhecemos o Espírito e também nos reconhecemos como Espírito, não há mais terra, mar ou céu – tudo é Ele. A fusão de tudo no Espírito é um estado indescritível. Sentimos grande bem-aventurança – eterna plenitude de alegria, conhecimento e amor.

O amor de Deus, o amor do Espírito é um amor total. Depois que você o experimentar, ele o conduzirá cada vez mais ao âmbito da eternidade. É um amor que jamais sai de seu coração. Ali arderá e em seu fogo você encontrará o grande magnetismo do Espírito que atrai outras pessoas a você – e atrai tudo que você realmente precisa ou deseja.

Todas as minhas perguntas foram respondidas, não pelo ser humano, mas por Deus. Ele é. O Seu Espírito fala com você através de mim. É de Seu amor que falo. É muito comovente! O amor de Deus recai sobre a alma como uma brisa suave. Noite e dia, semana após semana, ano após ano este amor aumenta – não dá para saber onde termina. É isto que cada um de vocês procura. Você acha que quer amor humano e prosperidade, mas atrás disso está o Pai, que o chama. Se conseguir perceber que Ele é maior do que todas as suas dádivas, você o encontrará.

O ser humano veio à Terra com o único objetivo de aprender a conhecer Deus; ele não está aqui por nenhum outro motivo. Esta é a verdadeira mensagem do Senhor. Para quem O busca e ama, Ele fala da grandiosa vida onde não há dor, velhice, guerra ou morte- só eterna segurança. Nessa vida, nada é destruído. Só existe felicidade inefável que nunca fenece – a felicidade sempre nova.

Por isso vale a pena buscar Deus. Os buscadores sinceros certamente O encontrarão. Quem quer amar o Senhor anseia por entrar em Seu reino e deseja de coração conhecê-lo. Este O encontrará. Você precisa ter um desejo cada vez maior por Ele, noite e dia. Ele reconhecerá este amor cumprindo Sua promessa até a eternidade; você conhecerá alegria e felicidade perenes. Tudo é luz, alegria, paz e amor. Ele é tudo.

Copyright © 2012 Yogoda Satsanga Society of India / Self-Realization Fellowship. Todos os direitos reservados.

 

 

Subir